Ingrid - Redação Tema 1

Tema 1 - A tectônica das placas e suas consequências

        As placas tectônicas são fragmentos da crosta, são estruturas rochosas nas quais nos encontramos. No total temos doze placas.
        São as placas tectônicas que formam o relevo, vulcões, terremotos, etc. Isso ocorre devido, que, as placas se movem, se chocando ou se afastando, devido a magma, esses processos (os movimentos das placas) são chamados de correntes de convecção. Essas correntes são classificadas em convergentes e divergentes.
        Convecções convergentes, são aquelas onde as placas tectônicas se chocam, podendo ocorrer terremotos, modos de relevo, como montanhas e até mesmo vulcões.
        As correntes de convecção divergente, são aquelas onde as placas se afastam, podendo provocar terremotos, relevos e vulcões.
        As consequências dos tipos de movimentos das placas, são os terremotos, tanto em correntes convergentes quanto nas divergentes, são provocados pelos abalos sonoros que as placas provocam quando se movem, tremores que causam destruição e alteração nas paisagens; as formas de relevo, que alteram a superfície da paisagem, correntes tanto divergentes quanto convergentes, causam falhamentos, dobramentos, montanhas, depressões, etc; o vulcanismo, que ocorre quando, por uma brecha deixada por uma corrente de convecção tanto divergente como convergente, o magma sobe a superfície causando alterações.
        Essas só são as principais e mais comuns consequências quanto as placas tectônicas.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Avaliativa 1 - 9° Ano

Atividade 3 - 8º Ano

O ser humano, as técnicas e o trabalho.