Felipe - Redação Tema 2

Tema 2 - União Europeia e a Economia da Europa Ocidental

        A Europa Ocidental é formada por países localizados à oeste do continente e se diferencia da Europa Oriental principalmente pelo fato de possuir países altamente industrializados e que sempre foram capitalistas, além do fato desses países possuírem um IDH alto e um alto grau de desenvolvimento econômico.
        Isso se deve ao fato de seus países começarem a se industrializar desde a Primeira Revolução Industrial, de forma muito intensa. Essas indústrias são em sua maioria indústrias de base, bens de consumo duráveis e não duráveis e tecnologia. Essas indústrias se localizam geralmente perto de suas fontes de matéria-prima (em regiões de bacias carboníferas, por exemplo), ou, se localizam-se longe contam com um amplo e desenvolvido sistema rodoviário, ferroviário e hidroviário a seu favor, o que facilita a circulação de produtos e mercadorias.
        A União Européia é um bloco econômico na qual é formado pela maioria dos países europeus. É um dos blocos econômicos mais fortes e influentes do mundo, tanto politicamente, quanto economicamente.
        Ela se baseia em quatro liberdades de circulação: serviços, capital, mercadorias e pessoas, sendo esta última um pouco restrita aos países da Europa Oriental membros do bloco.
        A maioria dos países da União Europeia utiliza o euro como moeda, formando assim, a Zona do Euro.
        Os países membros da União Europeia adotam medidas protecionistas em relação à agricultura (o agricultor vende para o governo) e medidas liberalistas em relação à indústria e comércio (livre concorrência de mercado).
        Por conta das 4 liberdades a maioria das exportações e importações ocorrem dentro do próprio bloco e a maioria de seus países participa da DIT como importadores de produtos primários e exportadores de produtos industrializados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Avaliativa 1 - 9° Ano

Atividade 3 - 8º Ano

O ser humano, as técnicas e o trabalho.