João Gabriel - Redação Tema 1

Tema 1 - A tectônica das placas e suas consequências

        A estrutura da Terra é composta por três camadas: a crosta, o manto e o núcleo interno e externo. Essas camadas diferenciam-se em temperatura, espessura e profundidade.
        A crosta terrestre encontra-se fragmentada em blocos, esse blocos são denominados de placas tectônicas ou litosféricas.
        Segundo a Teoria da Deriva Continental criada por Alfred Wegener, dizia que existia só um grande continente, chamado pangeia, e que com o passar do tempo esse continente se fragmentou adquirindo as configurações atuais.
      As placas tectônicas se movimentam quando o magma é empurrado por correntes movidas pelo calor, essas correntes são chamadas de correntes de covecção. Existem dois tipos de correntes: divergente, convergente e transformantes. Divergente causa o afastamento entre as placas, convergente causa a colisão entre as placas e transformante, o deslize lateral.
        Existem também as transformações na paisagem como o vulcanismo, o terremoto e as falhas e dobras. O vulcanismo acontece quando o magma proveniente do interior da Terra emerge na superfície terrestre sobre a forma de lava. O terremoto é quando as correntes, tanto convergente quanto divergente se movimentam causando uma intensa rajada de energia causando então as vibrações. As falhas e as dobras são deslizes laterais e horizontais na superfície terrestre, as falhas acontecem em camadas rochosas mais duras e resistentes, já as dobras ocorre o contrário, são em camadas rochosas menos resistentes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Avaliativa 1 - 9° Ano

Atividade 3 - 8º Ano

O ser humano, as técnicas e o trabalho.