Atividade Avaliativa 1 - 9° Ano

1. A Europa pode ser regionalizada em dois grupos de países. Identifique e descreva os principais aspectos que caracterizam cada um desses grupos.
A Europa pode ser regionalizada em ocidental e oriental. A Europa ocidental compreende os países de economia desenvolvida e altamente industrializada, e a Europa oriental agrupa os países com economia menos desenvolvida, representados, sobretudo, por países ex-socialistas. 

2. Por que o Rio Danúbio pode ser considerado importante para a integração territorial da Europa? Justifique sua resposta.
Porque ele atravessa o território de nove países e constitui um importante fator de integração continental entre os países europeus do leste e do oeste.

3. No caderno, descreva algumas das principais formações vegetais da Europa utilizando as palavras abaixo.
   a) Temperada - caducifólias - frio
A Floresta Temperada desenvolve-se em climas temperados e são compostas principalmente por espécies caducifólias, cujas folhas caem no período frio do ano.

   b) Mediterrânea - evaporação
A Vegetação Mediterrânea ocorre em áreas de clima mediterrâneo, com plantas pequenas e resistentes a evaporação.

   c) Coníferas - norte - Taiga
As Coníferas, também conhecidas por Taiga, predominam no norte da Europa e passam boa parte do ano cobertas por gelo.

4. No caderno, caracterize a pluralidade cultural da população europeia.
A população europeia apresenta características culturais distintas. Isso se deve às diferenças entre as religiões, as línguas e as tradições culturais dos povos que a compõem, originários de diferentes etnias. 

5. Caracterize o processo de transição demográfica e suas consequências.
Transição demográfica é o processo pelo qual, após uma fase de crescimento acelerado, determinada população passa a apresentar baixa natalidade e baixa mortalidade. A transição tem como consequência o envelhecimento da população, caracterizado pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da fecundidade.

6. Com base no que você estudou, podemos afirmar que toda população europeia tem acesso a uma boa qualidade de vida? Explique sua resposta.
Não, pois, apesar da  Europa ocidental ser constituída por países desenvolvidos, eles apresentam problemas sociais como desemprego e falta de moradias, de modo que nem toda a população tem acesso a uma boa qualidade de vida.

7. Observe o mapa a seguir e responda às questões do caderno.
Mapa de título "População Idosa do Mundo" presente na página 28
   a) De acordo com o mapa, quais regiões do planeta concentram países cuja população idosa é mais numerosa? Cite alguns países dessas regiões.
O continente Europeu (França, Alemanha e Suécia), a América do Norte (Canadá e Estados Unidos) em em parte da Ásia (China e Japão).

   b) Quais regiões do mundo apresentam os menores índices de população idosa? Cite alguns países.
O continente africano (Argélia, Etiópia e Serra Leoa) e os países do Oriente Médio.

   c) Explique no caderno a relação entre a intenção do governo de países europeus em aumentar a idade mínima para a aposentadoria e as informações apresentadas sobre esse continente no mapa da página anterior.
Com o crescimento do número de idosos, o sistema previdenciário europeu vem sendo comprometido. A redução do número de jovens na PEA gera uma queda na produção de riquezas e também contribuições para a previdência. O aumento da idade mínima está entre as ações voltadas à manutenção do sistema previdenciário.

8. Leia o texto a seguir.
Texto de título "Discriminada, a mão de obra estrangeira é essencial" presente na página 29
Com os colegas de sala, realize um debate sobre o seguinte tema: "O trabalho imigrante na Europa". Durante a conversa, procurem abordar os pontos de vista apresentados no texto acima e na página 27. Após o término do debate, anotem no caderno as principais conclusões obtidas.
Resposta pessoal. Por exemplo a questão do preconceito em relação ao trabalhador imigrante, a questão da falta de mão de obra devido ao envelhecimento da população e a queda da taxa de natalidade e a necessidade de imigrantes no mercado de trabalho para não estagnar a economia dos países europeus.

Atividade e respostas extraídas das páginas 28 e 29 do livro Vontade de saber geografia, 9° ano / Neiva Camargo Torrezani. - 2. ed. - São Paulo : FDT, 2015.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 3 - 8º Ano

O ser humano, as técnicas e o trabalho.