Atividade 3 - 8º Ano

1 - Explique a afirmação abaixo no caderno.
"A cultura não é manifestada da mesma maneira por todos os povos do mundo."
Cada povo possui um costume diferente, proveniente da cultura que acumula. A maneira de vestir-se, de alimentar-se, de comunicar-se, de ensinar, de cultivar a terra ou de fabricar alguns objetos não é igual em todos os lugares do mundo. 

2 - O que é nação?
Nação corresponde a um grupo de pessoas que possuem vínculos culturais em comum, ou seja, falam a mesma língua, possuem os mesmo costumes, as mesmas tradições, ou seja, falam a mesma língua, possuem os mesmo costumes, as mesmas tradições que adquiriram no decorrer do tempo e também laços históricos semelhantes.

3 - Podemos afirmar que hoje toda nação é soberana sobre o território onde vive? Explique sua resposta com exemplos.
Não, pois atualmente existem nações que estão sob domínio de outras nações dentro de um mesmo país, ou seja, não possuem soberania sobre o território onde vivem. É o caso, por exemplo, do povo curdo.

4 - Podemos utilizar os termos nação, Estado e país como sinônimos? Converse com os colegas de sala sobre  essa possibilidade e registre a conclusão dessa conversa.
Não, pois uma nação se forma por pessoas que compartilham de uma mesma identidade cultural; o Estado é composto de uma ou mais nações, um sistema de governo, leis e instituições próprias; e o país é o território onde o Estado exerce seu poder político e pode ser ou não reconhecido pela comunidade internacional.

5 - De acordo com o que você estudou, diferencie limite e território nacional.
O limite é uma linha imaginária estabelecida por meio de tratados e acordos diplomáticos internacionais e marca onde terminam ou iniciam os territórios nacionais. O território nacional, por sua vez, corresponde à área continental ou insular da superfície terrestre dominada e organizada por um Estado.

6 - Explique o que são grupos separatistas, exemplificando-os.
Separatistas são um grupo de pessoas que reivindicam, por meios pacíficos ou por meio de conflitos armados, a criação de um Estado soberano para sua nação. O PKK (Partido dos trabalhadores do Curdistão) reivindica a criação do Curdistão, o ETA (Pátria Basca e Liberdade) reivindica a criação do País Basco, e os chechenos, na Rússia, reivindicam a criação do Estado da Chechênia. 

7 - Qual o motivo dos ataques chechenos na Russia? 
Em 1991, a Chechênia declarou independência da Russia e, desde então, o governo russo busca estabelecer sua autoridade sobre o território declarado independente. Em contrapartida, os chechenos lutam pela soberania nacional de seu território, desencadeando diversos conflitos na região. Além disso, há uma forte divergência religiosa entre os russos e chechenos.

8 - Observe o mapa. Em seguida responda as questões abaixo no caderno.
*Mapa "Principais línguas faladas no mundo".*

a) Quais são as línguas mais faladas na América do Sul? E no Brasil?
Português, espanhol e línguas nativas. No Brasil é o português. 

b) Qual a relação entre o mapa acima e a diversidade cultural existente no mundo?
A língua constitui uma importante manifestação cultural dos povos, e a variedade linguística apresentada nesse mapa revela a grande diversidade cultural existente no mundo.



*: Descrições de diagramas e mapas presentes no livro.

Atividade e respostas extraídas da página 53 do livro Vontade de saber geografia, 8° ano / Neiva Camargo Torrezani. - 2. ed. - São Paulo : FDT, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Avaliativa 1 - 9° Ano

O ser humano, as técnicas e o trabalho.